top of page
  • Foto do escritorCarl.Aventura

PO.RO.S. Museu

PO.RO.S significa Portugal Romano em Sicó. Por sua vez Sicó é a região que integra a zona Montejunto-Estrela e à qual se refere a designação Terras de Sicó para designar o território composto pelos concelhos de Alvaiázere, Ansião, Condeixa-a-Nova, Penela, Pombal e Soure.


É em Condeixa-a-Nova que vão encontrar o Museu PO.RO.S. Esta visita surpreendeu-me, é uma viagem ao passado com um toque bem moderno. O sistema audio-visual e interactivo envolveu-me de tal maneira que me esqueci do tempo.


Nunca tinha ouvido falar em latim... Foi como se tivesse encontrado um extra-terrestre, é fantástico. Repeti a gravação vezes sem conta. É surreal!


Este museu tem tantos pormenores da vida comercial, militar, social e até privada da vida romana que não consigo encontrar um fio condutor para que a descrição faça sentido em palavras. Vou voltar lá logo que possa para ver tudo ainda melhor.


Aconselho vivamente a visita, com tempo para ver tudo. O espaço não é enorme, mas está tão bem divido que em todas as áreas facilmente ali ficamos algum tempo, para ouvir, ler, ver desde os artefactos encontrados ás apresentações interactivas modernas.


Não se preocupem com tempo para comer, mesmo ao lado do museu tem a cafetaria PO.RO.S onde a comida é tão boa quanto a visita para além de ser bastante em conta e ter uma esplanada com vista para um pequeno parque/jardim.


Até os WC são bonitos!! Construídos no seguimento de ruínas ainda existentes.


Vou voltar, sem dúvidas!






22 visualizações
bottom of page