top of page
  • Foto do escritorCarl.Aventura

Viventes Cardilium et Avitam Felix Turre

Desta vez fui á procura de mais Romanos em Portugal, mais exactamente das ruínas de Vila Cardilium, a aproximadamente 3km de Torres Novas. O nome foi atribuído a esta Villae após a descoberta de um mosaico numa das salas, onde se lê "VIVENTES CARDILIUM ET AVITAM FELIX TURRE” “Que Cardílio e Avita sejam felizes na sua Villa da Torre".


Tendo em conta o que já se conhece do estilo de vila romano, esta casa teria de ser de alguém abastado, não falta sistema de aquecimento, águas, reservatório de colheitas, azeite e cereais, lago interno, altar de sacrifícios, incluindo o que supostamente seria um ninfeu (um antigo santuário consagrado às ninfas aquáticas).


Pelo que me foi dito, ainda há muito para descobrir e parte das calçadas e decorações do chão estão protegidas para que não sejam pisadas ou eventualmente levadas por visitantes. Aqui na Vila Cardilium encontramos apenas a casa “senhorial”; todos os artefactos estão expostos no Museu Municipal Carlos Reis.


Apesar de ser um espaço relativamente pequeno, dá para perceber perfeitamente como a vida longe de Roma era igualmente regrada e tecnicamente perfeita para a época e ao encontro das necessidades dos seus senhores.


Eu sou suspeita porque estes locais históricos são sempre mágicos para mim, não consigo não imaginar como seria a vida ali, o acordar, o adormecer, do que falavam, o que os fazia rir, o que pensavam do futuro?


Considerem a visita e façam de conta que são convidados para a Vila de suas senhorias Cardílio e Avita.




42 visualizações
bottom of page