top of page
  • Foto do escritorCarl.Aventura

Talasnal ao Luar

Sou muito verdinha nesta coisa dos trilhos, mas confesso que do pouco que fiz posso dizer que a coisa primeiro estranha-se e depois entranha-se.

Desta vez fui com @activarturismo que organizam esta caminhada por um trilho que sai do castelo da Lousã e sobe até á aldeia do Talasnal. Como diz o nome a subida é feita á noite e apenas em noites de lua cheia, não para encontrarmos os lobisomens, mas porque a lua cheia permite uma visibilidade incrível não só do trilho como das paisagens. Eu considero que tive a sorte de vive esta experiência numa lua cheia em noite de 6ªF 13, mais perfeito não me parece que fique.


O trilho apesar de não ser fácil faz-se muito bem, a minha dificuldade é sempre nas descidas, os travões são fraquitos... Se forem imans de melgas (como eu) levem a pulseirinha de insecticida que podem comprar nas farmácias, caso contrário vão ter de fazer o trilho de manga comprida o que é sempre fantástico numa noite de Verão, pelo menos vão escorrer água com fartura e não é da chuva.


Encontrámos uma família de javalis que nos obrigou a mudar o percurso do regresso porque o pai javali e a mãe javali para além dos putos javalis tinham ido buscar os primos e os tios e não estavam muito felizes com a presença da nossa espécie amacacada... Foi mais uma aventura dentro da aventura.


A única foto da mãe javali que consegui foi bem á distância e durante o chá do descanso, para além de que estava "protegida" pelo poder de decisão de dois gatos residentes no Talasnal... Se os gatos fugissem, eu também fugia não sei bem para onde nem para cima de quê. Um dos guias que nos acompanhou avisou que não se faz barulho, nem se tiram selfies e muito menos se tenta mexer nos filhotes de javali. Eu sei que parece idiota que um guia tenha de avisar para não se mexer nos filhos de um animal selvagem cujas presas podem facilmente separar um joelho do resto da perna, mas na verdade houve quem já se estivesse a prepara para o fazer... Calhando talvez quisessem trazer um no bolso... Enfim, juventude informada.


Só posso dizer... Vão e façam este trilho. Eu vou repetir a dose!

Até têm possibilidade de alojamentos quer na Lousã quer no próprio Talasnal.


Espreitar ali >>> https://activarturismo.org/








15 visualizações
bottom of page